3 Sinais de que a manutenção não está bem feita

Sua empresa contratada pode estar deixando a desejar na manutenção preventiva dos equipamentos, e você nunca vai saber sem o conhecimento que apresento hoje nesse artigo.

Na maioria dos casos de negligência nos procedimentos de manutenção ficam ocultos em partes que não podem ser vistas pelo usuário e por isso mesmo as empresas de manutenção vão ficando mais relaxadas com o tempo, na esperança que o cliente nunca perceba o que está deixando de ser feito (mas que deveria ser feito).

Na maior parte das vezes isso não significa que seu equipamento (elevador ou escada rolante) vai apresentar uma falha que provoque acidente, mas o acúmulo das pendências ou itens de manutenção mal feitos podem gerar um custo bem alto de manutenção corretiva no futuro.

Mas mesmo para o usuário comum, que não é técnico da área, existem indicativos que denunciam que seu elevador  está precisando de ajuda de profissionais. Veja os 3 indicativos de problemas em elevadores que você pode ficar atento antes que aconteça algum problema mais sério:

 

1 – Desalinhamento da cabine e pavimento

É possível observar na foto acima que a cabine do elevador não parou alinhada com o pavimento. Isso é um indicativo que os sensores de posicionamento não estão corretamente alinhados e o elevador está precisando de ajuste. Tal ajuste é um item padrão de conferência na manutenção preventiva e precisa ser checado de tempos em tempos, pois com o movimento constante do elevador esses sensores podem sofrer pequenos desalinhamentos.

Esse tipo de problema, embora pareça banal em um primeiro momento, é uma das principais causas de acidentes com passageiros ao entrar e sair de elevadores pois pode provocar o tropeço e queda do usuário. Esse item é ainda mais problemático para idosos e cadeirantes, crianças também são bastante afetadas por esse problema já que muitas vezes entram e saem do elevador desatentas.

Se seu elevador está com esse problema e já passou por manutenção recentemente, chame novamente seu técnico e exija uma revisão completa no elevador.

 

2 – Afastamento da cabine e pavimento

Na foto acima pode-se observar que há um afastamento entre cabine e pavimento, um pequeno afastamento é normal e necessário ao movimento do elevador, porém caso esse afastamento seja superior a 3 (três) centímetros isso é um indicativo que a cabine está fora de posição. Toda cabine de elevador sobe e desce guiada por trilhos e o problema apresentado acima é um indicativo que as guias de posicionamento não estão corretamente alinhadas e o elevador está precisando de ajuste. Novamente, tal ajuste é um item padrão de conferência na manutenção preventiva e precisa ser checado de tempos em tempos, e da mesma forma como no item anterior o movimento constante do elevador acaba desgastando as guias e podem ocorrer pequenos desalinhamentos.

Esse tipo de problema, assim como no anterior, é uma das causas de acidentes com passageiros ao entrar e sair de elevadores pois pode provocar o tropeço e queda do usuário, igualmente problemático para idosos e principalmente cadeirantes.

 

3 – Ruídos, balanços e solavancos

Definitivamente não é normal que um elevador faça barulho ao subir ou descer, também não é normal que fique balançando ou com solavancos durante a viagem. Caso o usuário perceba qualquer um desses sinais é importante que chame o responsável pela manutenção dos elevadores e fale sobre o problema.

Diversas são as causas desses sinais, mas principalmente se destacam como causas a falta de alinhamento da cabine, falta de alinhamento de guias, falta de lubrificação (sim, elevador precisa de lubrificação) e, por final, falta de limpeza – por incrível que pareça, na maioria das vezes o elevador quebra por excesso de sujeira nas partes que você não vê.

Não é difícil perceber que manutenção é em grande parte conservação.

Fique de olho.

WhatsApp