A importância da manutenção em elevadores

A necessidade do elevador nos dias atuais pode ser comparada a utilização de nossos automóveis. Por ambos terem uso contínuo, corriqueiro e por dependermos tanto de seu funcionamento damos pouca importância a sua manutenção.

Por ser uns dos meios de transporte mais usados e que transporta vidas, sua segurança deverá ser sempre o principal ponto de partida ao buscar cuidados com a manutenção. Essa segurança se dará através visitas rotinas de Manutenção Preventiva e Corretiva.

O que é manutenção Preventiva?

Nada mais é que uma ação de monitoramento do equipamento, para que sempre continue operando em sua melhor performance, como se estivesse acabado ser fabricado. Prolongando assim a vida útil dos sistemas e instalações, equipamentos mecânicos, elétricos e hidráulicos.

A importância de uma manutenção constante

Primeiramente, vale lembrar que nas principais cidades do país a existência desse tipo de prestação de serviço é obrigatória por lei.

Com a manutenção em dia diminuirá os custos com a substituição das peças.

O investimento, entretanto, previne falhas que podem trazer transtornos para o dia a dia dos usuários e acidentes graves, facilmente evitados com a manutenção.

Essas manutenções podem ser feitas por meio de pessoal próprio ou contratação de empresas especializadas em manutenção de elevadores.

Qual a vida útil de um elevador?

De uma forma geral, a vida útil de um elevador depende da manutenção que o equipamento recebe e da qualidade das peças substituídas que devem ser originais.

Com boa conservação dos usuários e uma manutenção eficiente, os elevadores sempre estarão aptos a cumprir suas funções com segurança.

Quais são os itens que influenciam no valor de um contrato de manutenção?

Os valores dos contratos vão depender da complexidade dos equipamentos e do tipo de utilização.

Elevadores mais comuns, residenciais possuem um valor de manutenção mais baixo, já um elevador comercial que geralmente são mais complexos e tem maior número de fluxo/dia terá o valor proporcional ao seu equipamento.

O que também influenciará será se no contrato de manutenção estarão inclusas ou não a substituição de peças.

O que devo saber antes de procurar uma empresa de manutenção?

Os elevadores são equipamentos eletromecânicos e o profissional habilitado para se responsabilizar pela manutenção e reforma dos mesmos é o engenheiro mecânico.

É sempre importante saber se as manutenções dos elevadores estão seguindo as normas técnicas Brasileiras e se as mesmas foram registradas no CREA de sua região através de um documento chamado ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, somente um engenheiro pode emitir esse documento. Lembre-se que caso algum sinistro ocorra com o elevador a ART e os registros de manutenção serão os primeiros documentos que Seguradoras, corpo de Bombeiros e Defesa Civil vão solicitar.

Consulte sempre empresas com profissionais habilitados e credenciados. Exija sempre o registro no CREA tanto da empresa quanto da manutenção, esta é a sua segurança.

Segurança em primeiro lugar

WhatsApp